segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Obaluaê - Omolu - Xapanã - O ORIXÁ DA CURA

Boa tarde!!!!
Minha Homenagem a Obaluaê. Desejando que o Senhor da Terra nos proporcione CURA, tanto para os males físicos, quanto espirituais....Saúdo a todos os Amigos, e.... ATOTÔ OBALUAÊ!!!!
Axé, sempre!


---
Obaluaê, Senhor da Terra

Orixá das doenças e da cura, Obaluaê (manifestação jovem - guerreiro, caçador, lutador) ou Omulu (manifestação velha - sábio, feiticeiro, guardião), como é mais conhecido, representa a manifestação de Deus entre o mundo terrestre e o espiritual. Temido na maioria dos terreiros, sua fama como senhor das pestes, das doenças contagiosas ou não, ele, na verdade, é o médico dos pobres. Sou regida por ele e me sinto como se tivesse uma equipe médica ao meu lado, diariamente. 

Reza a lenda que era filho de Nanã, que o abandonou por ser doente, sendo criado por Iemanjá que o alimentava com pipoca sem sal acrescida de mel para melhorar o gosto, e passava azeite de dendê em suas feridas para aliviar a dor e coceira. 

Sua representação visual é revestida de mistério, pois é o Orixá que cobre o rosto com o Filá (de palha da Costa). É proibido ver o seu rosto devido à deformação feita pela doença e pelo respeito que devemos a esse poderosíssimo Orixá. 

Está presente no funcionamento do organismo, na dor que sentimos por um corte, queimadura ou traumatismo, agonia, aflição, ansiedade. A ele devemos a nossa saúde. Cuida também da pele e de suas moléstias. Também conhecido como Xapanã, seus filhos geralmente têm alergias, coceiras, pneumonia e até mesmo tuberculose, como eu mesma presenciei um deles ter. Rege as pessoas que têm problemas mentais, perturbações nervosas e todos os desequilíbrios do sistema nervoso. Sua influência, além dos cemitérios, pode ser sentida nos hospitais, casas de saúde, ambulatórios, clínicas, sempre próximo aos leitos. Cuida dos mutilados, aleijados, enfermos em geral. Ao contrário do que se prega, é o Orixá da Misericórdia. 
Por Vera Ghimel
Texto extraído do site Cura e Ascensão 

Um comentário:

  1. No tocante as ferramentas pertencentes a Omolu-Obaluiaê, elas deverão estar em conformidade com as qualidades-caminhos deste Orixá, que se apresentarão durante as cerimônias públicas.

    No entanto, devemos esclarecer haver duas modalidades distintas de ferramentas.

    Uma será a ferramenta presente no assentamento do orixá, também denominada de ferro de assentamento. E a outra, complementará a paramentação do orixá, sendo neste caso chamada de ferramenta de mão.

    Geralmente, a ferramenta presente no assentamento do Orixá Omolu-Obaluaiê é constituída de três ou mais setas de ferro. Acomodadas aos furos do agerê emborcado, que estará ocultando seu otá.

    No tocante as ferramentas de mão, além do tradicional xaxará, esse Orixá também poderá portar outros elementos simbólicos. Tais como: lança, foice, garra, mão segurando um globo, cetro, porrete, espada, arco e flecha, e ibiri. Entre outros.
    Sendo que, existem caminhos-qualidades de Obaluaiê, que não trazem xaxará.

    A composição da paramentação dos orixás, dentro da tradição do candomblé brasileiro, deve ser harmônica e estar em conformidade com o mistério da sua multiplicidade. Em verdade, a paramentação dos orixás, é uma obra de arte.

    Ao mesmo tempo, é patrimônio cultural genuinamente brasileiro, que deve ser preservado e acima de tudo respeitado.

    ResponderExcluir